O que fazemos

Sistema Multiportas ACORDIA de Solução de Conflitos – SMASC

A pesquisa, o exercício da prática e da docência ao longo dos anos, além do fato de contarmos com equipe multidisciplinar de especialistas, viabilizaram identificar e oferecer processos de diálogo de distintas naturezas e finalidades, possibilitando a customização de serviços e a prática de processos de diálogo para situações específicas.

Mediação

Processo de negociação assistida no qual um terceiro imparcial – com competência técnica e eleito pelas partes – auxilia na identificação de interesses comuns, visando à construção de acordos pautados no consenso e no benefício mútuo. O possível restabelecimento ou aprimoramento da relação negocial entre os envolvidos faz da Mediação o mecanismo de eleição para os desacordos ocorridos em relações cuja preservação no tempo é importante: pessoais, comerciais, de parceria, de parentesco, de trabalho, de contrato, de vizinhança entre outras.

Facilitação de Diálogos

Mais informal do que a Mediação, a Facilitação de Diálogos prescinde do seu ritual e dela utiliza princípios, ferramentas e procedimentos. Na vigência ou frente à possibilidade de desacordos em contextos que envolvam múltiplas partes, a Facilitação de Diálogos viabiliza a identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, visando à desconstrução de impasses para o entendimento, ao diálogo produtivo e à construção consensual de soluções. Pode ser utilizada em uma negociação ou otimizar reuniões que incluam a negociação de diferenças e objetivem produtividade ou tomada de decisões.

Sistemas de Manejo de Conflitos – SMC

Além da Ouvidoria e do RH previamente existentes nas organizações/empresas, um SMC oferece aos colaboradores internos outros canais de diálogo – a exemplo da Mediação – visando ampliar os recursos de resolução de controvérsias. Por meio do treinamento in company, assentado em um programa que privilegie habilidades em comunicação e negociação, além da capacitação de facilitadores de diálogos, um Sistema de Manejo de Conflitos propicia fluidez comunicacional e redução de impasses interativos que interfiram na convivência e na produtividade. 

Redução da Carteira de Processos

Atuamos na redução de carteira de processos, por meio da construção de consenso direcionados à realização de acordo, com foco em auxiliar departamentos jurídicos internos de empresas. O trabalho diz respeito à concretização de acordos, o assessoramento no mapeamento e na gestão de conflitos e facilitação de diálogo. 

Arbitragem

Método extrajudicial de solução de conflitos em que as partes elegem um terceiro neutro e imparcial, o(s) árbitro(s), que irá decidir o problema. Ao iniciar o processo o árbitro buscará conciliar as partes e a lei diz que a sentença deve ser proferida no prazo máximo de 180 dias. A sentença arbitral é igual a sentença judicial.

Construção de Consenso

A Construção de Consenso é um método participativo e inclusivo de elaboração de consenso (convergência e articulação de ideias, interesses, valores ou propósitos) pautado no diálogo, voltado a questões que envolvam múltiplas partes e, consequentemente, múltiplos interesses. O cenário preferencial da Construção de Consenso é o das políticas públicas – questões que necessitem ser articuladas na propositura de normas, projetos, acordos ou ações que visem o benefício e a satisfação mútuos, assim como a preservação das diferenças entre os envolvidos.

Assessoria em Situações de Negociação

Na vigência de desacordos e concomitante necessidade de obter consenso, um consultor especializado pode auxiliar a parte demandante a identificar os interesses de todos os envolvidos em uma negociação, conflituosa ou não, e a construir alternativas que ofereçam satisfação mútua e atendam aos interesses de todos – soluções “ganha-ganha”.

Consultoria Técnica Avaliativa

Processo diagnóstico que se destina à análise sistêmica e multidisciplinar do desacordo, impasse ou conflito e objetiva o mapeamento de seus distintos componentes, tendo por finalidade sugerir o método ou a estratégia de prevenção e resolução que melhor se ajuste à situação. As entrevistas avaliativas precedem as atuações interventivas e didáticas da ACORDIA, visando customizar seu conteúdo e forma à demanda e ao público alvo.

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência em nosso site. Leia nossa Política de Privacidade.

Configurações de Cookie

A seguir, você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de a.o. a usabilidade.

Mídia SocialNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.