Depoimentos

O que dizem os especialistas na área.

“Procuraremos, igualmente, estimular formas alternativas de solução de conflitos, compartilhando, na medida do possível, com a própria sociedade, a responsabilidade pela recomposição da ordem…”

Ricardo Lewandowski

Ministro do STF

“Os métodos alternativos de solução de litígio são melhores do que a solução judicial, que é imposta com a força do Estado, e que padece de uma série de percalços, como a longa duração do processo, como ocorre no Brasil e em outros países. As práticas alternativas de solução de litígio têm uma vantagem adicional, pois possibilitam a presença de árbitros altamente especializados que trazem a sua expertise, portanto podem oferecer soluções muito mais adequadas do que o próprio Poder Judiciário faria”.

Helen Gracie

Ministra do STF

“O aumento constante do número de processos congestiona e agrava os problemas do judiciário. Precisamos passar a usar a mediação como forma de enfrentar esse crescimento e criar alternativas saudáveis para o setor empresarial. Precisamos celebrar um pacto para que as empresas privilegiem a conciliação como forma primeira de solução de problemas.” 

Kazuo Watanabe

Desembargador do TJSP

“Além de facilitar a situação das partes envolvidas, a mediação tem alta taxa de resolução de conflitos. Reduz custos, preserva relacionamentos e ajuda as partes a encontrar soluções que atendam os interesses de todos os envolvidos. O mercado de construção civil pode encontrar vantagens em adotar esse canal para resolver conflitos. Fora da mediação, os custos diretos e indiretos são enormes. A mediação é um investimento. Mesmo em ambiente de dificuldades, a mediação ajuda minimizando desgastes e semeando acordos vantajosos no futuro, para ambas as partes.”

Diego Faleck

Advogado Especialista